Ir para conteúdo

Ir para conteúdo

Prefeitura de Itapuí - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
youtube
Leis e Decretos
Principal   Leis e Decretos
Ver texto Consolidado
Ver texto Compilado
Ver texto Original
Voltar
- Decreto 2292 de 09/04/2019

DECRETONº 2.292

09 de ABRIL de 2019

 

 

 

Dispõe sobre o“Programa Recuperando Nascentes”.

 

 

 

 

ANTÔNIO ÁLVARO DE SOUZA, PrefeitodoMunicípiode Itapuí,Estado de São Paulo,no usodas atribuições legaise

 

 

Considerando a importância da Restauração Ecológica paraa melhoria da qualidade de vida e do bem-estar das populações humana;

 

Considerandoa importânciada restauraçãopara a estabilidadee integridadeecológicadosecossistemasnaturais, especialmentenas Áreas de PreservaçãoPermanente de nascentes;

 

Considerandoque aPrefeituraMunicipal,atravésdaDiretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídrico e Saneamento, deveestabelecer diretrizespara promover a restauraçãoecológica de área de preservação permanente, principalmentedenascentes, visandoamaiores chancesdesucesso, alémdeorientarasiniciativasvoluntáriasde restauração ecológica dessas áreas;

 

Considerandoa necessidadedesubsidiar osprojetosdePagamento porServiços Ambientais, conforme Lei Complementar Municipal nº 226 de 29 de março de 2019; e

 

Considerandoqueaverificaçãodecumprimentodoscompromissos derestauraçãodeve sebasearnosresultadosatingidos,enãonas ações planejadas,

 

DECRETA:

 

Art. 1ºFica criado o “Programa Recuperando Nascentes”, na qual terá como objetivo incentivar os proprietários rurais a adotarem ações que visem a recuperação de nascentes, através do reflorestamento de sua Área de Preservação Permanente, definida pelo inciso IV, do artigo 4°,daLei Federalnº12.651,de25demaiode2012.

Parágrafo único.O“Programa Recuperando Nascentes” será coordenado pela Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recurso Hídricos e Saneamento.

 

Art. 2ºOsproprietáriosdeimóveisrurais,localizadas nomunicípio de Itapuí,  quedesejarem voluntariamente, através de projeto, recuperar Áreas de PreservaçãoPermanente–APP,denascenteatravésde restauraçãoecológica, receberam sem nenhum custo asmudasnecessáriaspara arecuperação, os insumos utilizados no plantio, a mão de obra e equipamentos para o preparo de solo, abertura das covas e devido registro do projeto junto ao Sistema de Apoio à Restauração Ecológica – SARE, do Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGAM, do Governo do Estado de São Paulo.

 

Art.3ºSerá de responsabilidade da Prefeitura Municipal, através de sua Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recurso Hídricos e Saneamento, os cuidados necessários na área de recuperação na condução e replantio, quando necessário, das mudas plantadas, por um período de 1 (um) ano.

§ 1º ADiretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recurso Hídricos e Saneamento poderá, através de convênio, firmar parceria com ONG, desde que seja legalmente reconhecida como de utilidade pública, para execução do projeto, assim como a condução e replantio.

§ 2ºApós o período de 1 (um) a responsabilidade pelo cuidados necessários na área de plantio, será do proprietário do imóvel.  

 

Art. 4ºPara participardo Programa Recuperação deNascentes, a propriedaderuraldeveráestardevidamenteinscritano SistemaNacional deCadastroAmbiental Rural–SiCAR-SP, o proprietário deveráassinar o Termo de Compromisso, a serelaboradopela Diretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento, cumprindo integralmente o que forestabelecido.

Parágrafoúnico.É indispensável o registro do projeto junto ao Sistema de Apoio à Restauração Ecológica – SARE, do Sistema Integrado de Gestão Ambiental – SIGAM, do Governo do Estado de São Paulo.

 

Art.5ºOsproprietáriosruraisquevoluntariamenteaderiremao “ProgramaRecuperando Nascentes”econcordaremcomasobrigações contidasnoTermodeCompromissofirmadojunto aDiretoria de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Saneamento,receberãoocertificadodeparticipação,além doselo “NascenteModelo”, que será o marco do comprometimentocom a preservaçãodomeioambienteepreocupação comasegurançados recursoshídricosdomunicípiodeItapuí.

 

Art.6ºEsteDecretoentraemvigornadatadesuapublicação,revogadas as disposições emcontrário.

 

Itapuí,09 de abrilde 2019.

 

 

 

 

 

ANTÔNIO ÁLVARO DE SOUZA

PrefeitoMunicipal

Endereço
Praça da Matriz, n° 73 - Centro
CEP: 17230-000 - Itapuí - SP
Telefone
Telefone para contato
(14) 3664-8040
Atendimento
Horário de Atendimento:
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 7:30h as 11:30h e das 13h as 17:00h.